Aqui, a proteção é levada a sério.

CLIQUE ABAIXO E ASSISTA AOS VÍDEOS SOBRE AS ENCHENTES NO ESTADO

Foto: Roberto Zacarias / SECOM​

Contatos para auxílio:

BADESC

Telefone: 48 3216.5007
E-mail: atendimento@badesc.gov.br
Whats: via site www.badesc.gov.br

Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade

Telefone: (48) 3665-4141
E-mail: anpr@ima.sc.gov.br
Site: https://www.sie.sc.gov.br/

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Telefone: (48) 3664-0962
E-mail: gpsea@sas.sc.gov.br

CASAN

Telefone: 0800 643 0195
Site: https://www.casan.com.br

BRDE

Telefone: (48) 3221-8000
0800 600 1020
E-mail: brdesc@brde.com.br
Site: https://www.brde.com.br/

CELESC

CHUVAS EM SC

O EFEITO DAS CATÁSTROFES

2008
  • 1,3 milhão de pessoas atingidas direta ou indiretamente
  • 42 municípios
  • 135 óbitos
  • 12 municípios em situação de calamidade pública​
  • Acumulado de chuva:
    600 mm em Blumenau
2023
  • 4,1 milhões de pessoas atingidas direta ou indiretamente
  • 209 municípios
  • 11 óbitos
  • 14 municípios em situação de calamidade pública​
  • Acumulado de chuva:
    456 mm em Taió​

AÇÕES EMERGENCIAIS
JÁ REALIZADAS

Foto: Roberto Zacarias/Secom

A operação das barragens impediu que o nível dos rios aumentasse ainda mais, evitando enchentes ainda piores.

Para pronta resposta aos efeitos das chuvas de outubro e novembro, R$ 17,4 milhões foram liberados para envio de ajuda humanitária.

Apoio da Assistência Social para mais de 35 mil pessoas em abrigos municipais.

246 mil itens de ajuda humanitária:​

• Água potável​
• Cestas básicas​
• Colchões​
• Kits higiene e limpeza​
• Telhas​

Maior número de forças-tarefas da história do CBMSC 2.023 atendimentos e 1.568 bombeiros.

A Polícia Civil reforçou o efetivo e usou a aeronave para levar ajuda humanitária.

A PM realizou 1.435 ações de ajuda humanitária durante as fortes chuvas​.

A PCI realizou as perícias criminais, de medicina legal e identificação das vítimas relacionadas aos eventos climáticos.​

O Governo está viabilizando a injeção de

R$ 2,5 BI*

na nossa economia para reconstruir Santa Catarina.

* Recursos serão investidos em ações sociais e econômicas para atender a população .

PROPOSTA

Além das respostas emergenciais coordenadas pelo Governo do Estado durante os eventos climáticos, uma série de outras ações imediatas serão lançadas, estruturadas em dois pilares: ​ SOCIAL e ECONÔMICO.​

PACOTE SOCIAL

Foto: Marco Favero/SECOM​

PACOTE ECONÔMICO

Ação: IMA

Liberação de licenças para ​ obras emergenciais de prevenção e mitigação ​de cheias.​

Prorrogação dos prazos de licenças e suspensão dos ​prazos processuais por 90 dias​.

Ação: Badesc

Criação do Pronampe Emergencial com foco no Micro e Pequeno Empreendedor afetado​ pelas chuvas​.

Ação: BRDE

Concessão de linhas​ de crédito e revisão​ de operações​ vigentes​.

Ação: Secretaria de Estado da Casa Civil

Prorrogação de 60 dias na prestação de contas dos municípios que receberam ​ TEVs e convênios.

Ação: CELESC

Suspensão corte de energia para os bairros afetados.

Parcelamento de débitos de faturas em atraso.

Medidas valem até o dia 31/12/2023.

Ação: Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Auxílio Emergencial para municípios que tiveram abrigos aberto com até 49 pessoas.

Apoio técnico sobre utilização dos recursos do cofinanciamento estadual e recursos federais.

Orientações sobre abertura e gestão de abrigos.

Elaboração do Plano de Trabalho para famílias atingidas e encaminhamento de cadastros a programas sociais.

Ação: Secretaria de Estado da Fazenda

Postergação do ICMS para empresas que tiveram ​ prejuízos com as cheias.

Liberação dos portos​.

Suspensão de obrigações acessórias (DIME, EFD, Sintegra e CND).

Ação: CASAN

Subsídio ao excedente do consumo usado na limpeza.

Parcelamento de débitos em atraso.

Suspensão do corte de água das unidades atingidas pelas enchentes.

Foto: Marco Favero/SECOM​

PREJUÍZOS ESTIMADOS PELOS MUNICÍPIOS

R$ 2,8 BI

EM DANOS NA AGRICULTURA

COMO ACESSAR
OS BENEFÍCIOS?

Como o cidadão deve proceder:

O cidadão afetado terá que fazer a solicitação através
dos canais de comunicação de cada entidade.​

O cidadão/contribuinte precisa ter um comprovante em mãos de “dano” ocorrido em sua residência/comércio (o documento é emitido pela Proteção e Defesa Civil do Município). É necessário também ter cópia do decreto de emergência ou estado de calamidade​.

PRÓXIMOS PASSOS

Foto: Ricardo Trida/Secom​

Ações imediatas:

Médio prazo:

  • Conclusão do levantamento de dados sobre as perdas na Infraestrutura, Proteção e Defesa Civil e na Agricultura.
  • Manutenção da infraestrutura rodoviária e pontes danificadas pelas chuvas.
  • Programa com foco nas famílias ligadas ao agronegócio e que foram afetadas pelas enchentes.
Ações em estudo:

Médio e longo prazo:

  • Grupo de Trabalho “Proteção Levada a Sério” para revisão, elaboração e planejamento de ações que aumentem a resiliência do estado.
  • Operação de monitoramento das barragens.
  • Projetos e ações de melhoramento fluvial.